A Rede Trançando a vida foi criada com o objetivo de troca de experiências, unir-se e valorizar a cultura das tranças no geral, e cada vez mais vem se expandindo, fechamos o ano de 2010 com apoios e parcerias, e com muitas amizades. Então vamos agradecer novamente a todos que contribuem para com a Rede Trançando a Vida.
1º TRANÇANDO SABERES (evento) uma atividade realizada especialmente para você, para reconhecer sua importância cultural, profissional e da mulher negra numa sociedade que infelizmente ainda nos discrimina por ser mulher, negra e pobre.
Nesse sentido, estamos muito felizes, pois acreditamos que nosso objetivo foi atingido na medida em que as Trançadeiras(os) presentes puderam durante a manhã tecer uma rede onde se conheceram, se reconheceram, trocaram histórias e opiniões, deram sugestões do que podemos fazer para que juntos possamos divulgar a cultura, a profissão, como também contribuir na formação de outras(os) Trançadeiras(os) e contribuir com trabalhos sociais.
Durante a tarde tivemos oportunidade de receber a população para apreciar a Arte de Trançar e pudemos sentir o quanto os presentes se sentiram contemplados com encontro. Também, pudemos junto homenagear D. Leontina Mattos, a trançadeira mais antiga que conhecíamos em Campinas e, a titular como madrinha, nossa querida Aureluce dos Santos, Diva do Samba Campineiro, duas mulheres negras importantes pelos seus saberes.
A COORDENAÇÕA DA Igualdade Racial, tem como objetivo criar um espaço de discussão sobre temas como: Empreendedorismo feminino a valorização da estética negra entre outros.
CASA DE CULTURA FAZENDA ROSEIRA
Apresenta
II SOU ÁFRICA EM TODOS OS SENTIDOS
Exposição Permanente -Comunidades Tradicionais – Territórios e Resistência
Palmares – um modelo de sociedade
Herança Étnica – CEPIR
Onde estão os negros em Campinas?
Alimentos, Tambores e Ervas Tradicionais
Fazenda Roseira e Movimentos Afro Culturais
Exibição de Filmes (diários sobres as questões étnicas)
Oficinas, Palestras, Mesas e Rodas de Conversas
TRANÇANDO ORIGEM- 28 de novembro de 2011
I ENCONTRO DE TRANCISTAS DE OSASCO
A Casa de Angola e a Secretaria de Cultura de Osasco organizam um excelente evento em homenagem ao mês da Consciência Negra.
FECONEZU
FECONEZU 2010 será: IDENTIDADE, RESISTENCIA E ESPAÇO, para que possamos refletir sobre a riqueza das manifestações culturais da região tais como o jongo, o samba, a capoeira, as congadas e moçambiques, que enriquecem as festas populares como o Carnaval, São Benedito, Festas do Divino e das Folias de Reis no dia-a-dia das diversas comunidades e, a resistência dessas comunidades como espaços (territórios) culturais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário