9 de mar. de 2011


Participação da Rede Trançando a Vida no CURSO DE FORMAÇÃO

Projeto de formação política para a cidadania da mulher negra


No mês de fevereiro aconteceu o Curso de Formação oferecido pela ARTICULAÇÃO POPULAR E SINDICAL DE MULHERES NEGRAS - APSMNSP, o qual a Rede foi convidada a participar comparecendo no I e II modulo tendo este feito uma oficina de tranças, com a ajuda e acolhimento de todas as companheiras presentes. Abaixo segue um pouquinho mais falando sobre o evento.


No modulo I “A MULHER NEGRA BRASILEIRA: PARTICIPAÇÃO POLÍTICA, TRABALHO, TERRA E CULTURA”.

O Curso de Formação Política para Cidadania da Mulher Negra é um projeto em parceria com diversos segmentos urbanos e rurais de caráter popular, sindical, movimento feminista e movimento negro.
O objetivo do curso é fortalecer o diálogo entre os diversos segmentos atuantes na luta pela ampliação da cidadania e respeito á diversidade com foco nas questões de raça classe e gênero na perspectiva da emancipação da mulher negra.
No contexto geral o curso de Formação foi muito enriquecedor, acolhendo e interagindo com todas as mulheres participantes, compartilhando conhecimentos, oferecendo sabedoria.


No Modulo II “A MULHER, NEGRA BRASILEIRA: FEMINISMO, SAÚDE E TRADIÇÃO ANCESTRAL”.

Homenagear a ancestralidade guerreira e fortalecer a solidariedade entre mulheres do movimento negro, popular e sindical.
Na oportunidade foram abordadas temas como a utilização da trança como meio de renda essencial e/ou complementar por mulheres negras, tendo em vista que muitas mulheres fazem da arte de trançar uma forma de sustentar a família e hoje a atividade das trançadeiras buscam uma valorização e reconhecimento como profissão. Também mantendo ativa essa cultura da trança que é um estilo e assumindo esta identidade.
Na oportunidade foram abordadas temas como a utilização da trança como meio de renda essencial e/ou complementar por mulheres negras, valorização e reconhecimento como profissão. Também mantendo ativa essa cultura da trança que é um estilo e assumindo esta identidade
.